Resumo
O brincar é um dos meios de autodescoberta e vivências do próprio sujeito, partindo da percepção de seus limites e de suas possibilidades, explorando seu ambiente através de suas brincadeiras de uma maneira saudável e produtiva, contribuindo assim, para a integração de suas primeiras experiências culturais. A variedade de situações que o lúdico possibilita pode favorecer aquisição de novos conceitos. Me dê sua mão! Vamos brincar?
Convidados
Tiago Aquino Paçoca
Graduado em Educação Física (FMU). Membro da World Leisure Organization. Autor de 60 livros em Educação, Educação Física e Gestão. Líder de Conhecimento da Universidade do Brincar. Diretor da Brincadeiras e Jogos com 1 milhão de seguidores. Consultor e Palestrante.
Sobre o evento
A inclusão escolar de Pessoas com Deficiência é, ainda, um grande desafio. O tema é foco de inúmeras discussões na atualidade, tendo em vista a necessidade do respeito às diferenças, dos direitos iguais de acesso ao conhecimento e do ensino de qualidade. Diante deste cenário, o intercâmbio entre profissionais da educação de países que falam a língua portuguesa surge como uma oportunidade preciosa de trocas sobre o assunto.
Sem dúvida, a programação do Congresso contribuirá de forma significativa para o alcance de um melhor atendimento às pessoas com deficiência nas escolas, além de favorecer a identificação das barreiras que dificultam a aprendizagem. Ademais, o compartilhamento das melhores práticas do processo de inclusão entre representantes de diferentes países favorecerá a busca por novos caminhos e estratégias que colaborem para o avanço da educação inclusiva.