Palestra do Dr. David Rodrigues

Educação Inclusiva em Portugal: Construir o avião durante o voo.

Horário

13h às 14h

Resumo

A Educação Inclusiva tornou-se parte integrante das agendas dos sistemas educativos em todo o mundo. Portugal acumulou efeitos de um conjunto de medidas de integração e depois de inclusão durante quase 50 anos o que conduziu a um política nacional de Educação Inclusiva reconhecida como de referência. Nesta comunicação discutiremos questões conceptuais sobre Educação Inclusiva e apresentaremos os fatores de inovação da escola que lhe permitirão tornar-se uma escola para todos e em que a aprendizagem seja com todos. A experiência mostra-nos a complexidade desta transição e também que não é possível esperar que alguns fatores estejam presentes para se passar a outros. A mudança é um processo de interagência entre fatores em movimento. Daí o título da comunicação.

Convidados

  • Professor David Rodrigues

  • Doutor em Educação Especial, Conselheiro Nacional de Educação e Presidente da Pró-Inclusão.

  • Professor da Universidade de Lisboa, Conselheiro Nacional de Educação.

  • Atuação: Portugal

Sobre o evento

A inclusão escolar de Pessoas com Deficiência é, ainda, um grande desafio. O tema é foco de inúmeras discussões na atualidade, tendo em vista a necessidade do respeito às diferenças, dos direitos iguais de acesso ao conhecimento e do ensino de qualidade. Diante deste cenário, o intercâmbio entre profissionais da educação de países que falam a língua portuguesa surge como uma oportunidade preciosa de trocas sobre o assunto.
Sem dúvida, a programação do Congresso contribuirá de forma significativa para o alcance de um melhor atendimento às pessoas com deficiência nas escolas, além de favorecer a identificação das barreiras que dificultam a aprendizagem. Ademais, o compartilhamento das melhores práticas do processo de inclusão entre representantes de diferentes países favorecerá a busca por novos caminhos e estratégias que colaborem para o avanço da educação inclusiva.